segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

É melhor não admitir. Às vezes, ser humilde não pega bem.

É melhor não admitir. Às vezes, ser humilde não pega bem. 

Saber se somos mais fracos que fortes, e vice-versa, é uma questão de ponto de vista ou de observação das atitudes que tomamos?

            Outro dia, estiveram na minha quitinete, dois amigos. Não os convidei, mas foram bem recebidos, enquanto festejávamos o meu pós-aniversário de 29 anos. Entre tantas conversas jogadas ao vento, uma delas, como tantas outras, tinha o ar de pseudofilosofia (discussões sobre assuntos que só bêbados fazem). Meio tomados pelas alucinações alcoólicas não percebíamos o quanto era chato o papo que desenrolávamos com tanta desenvoltura, afirmando, argumentando, contra argumentando, enfim..., mas, tenho que admitir, discorde quem quiser, enriquecedor “pra caralho". Tratávamos sobre fraqueza e fortaleza humana.

            Entre as discussões eu tentava impor minhas ideias, acreditando que elas fossem as únicas e verdadeiras, mas não eram, para o meu azar. Ao mesmo tempo, os dois amigos também defendiam seus pensamentos, o que tornava o encontro muito caloroso regado a olhares reprovadores e de reafirmação quando um dos três sentia-se compreendido pela ideia do outro, mas quando isso não acontecia..., meu Deus! Quem não sabia que se tratava de um encontro entre amigos, poderia imaginar que era uma briga feia.

            Entre tantas teorias e cervejas, disseram-me que ceder é sinônimo de fraqueza, somente porque questionei, se a fraqueza seria capaz de gerar algo positivo, uma coisa boa. Esse foi o principal motivo de passarmos a noite inteira interrompendo-nos, atropelando-nos as falas, foi terrível, tentando garantir a melhor ideia.

            Enquanto conversávamos animalmente, concluía a resposta para minha própria pergunta, mas percebia, em meio a esta busca, que era difícil admitir que uma atitude de fraqueza pudesse gerar algo bom e produtivo. Enquanto um dos amigos insistia em dizer que minha indagação tinha fundamento, eu tentava convencê-lo do contrário, tentando, fazê-lo desistir de sua hipótese, dando-me crédito, aceitando minha ideia. Tentei mostrar-lhe que sua rendição pudesse fazer-lhe um homem mais humilde. Não deu certo. Ele continuou persistindo, reafirmando, que ceder e fraqueza são coisas sinônimas, muito embora em alguns momentos, um deles tenha admitido, por um instante, que a minha teoria tinha sentido.

            Continuei a contrariar um dos meus amigos, tentando persuadi-lo, mostrando-lhe que ter um comportamento maleável e tolerante é algo maior do que a suposta fraqueza que se diz ter quando se pode ser humilde. Prosseguia mostrando a minha pseudo-humildade, para que ele pudesse ser generoso com a vontade do outro, com a cede de impor-se. Foi assim que fiz, mas não o convenci com minhas palavras contraditórias. A verdade de tudo era uma guerra persuasiva que parecia não ter vencedores e vencidos. Tentei fazê-lo ceder, tomando um pouco do seu próprio remédio, digo isso, porque, de fato, o tornaria um ser exemplar. Eu cedi, deixando-o com cara de carrasco, gente nada humilde, foi muito hilário, já que sua vontade era maior. Ele relutava, enquanto eu continuava na contramão, fazendo-o acreditar que não há nada de bom quando se age por fraqueza, o que também contrariava a mim mesmo, pois acredito que ceder, por mais que seja por fraqueza pode representar uma atitude ou comportamento louvável e admirável, reflexo de tolerância.

            O que ficou muito nítido para mim, naquela noite, é que meu amigo tinha medo de ser um fraco. Eu também já fui fraco. Às vezes, não perdoo, é difícil livrar-me de mágoas, fui mais promiscuo do que deveria ser, a futilidade já me tomou, a inveja tentou me consumir, entre tantas fraquezas. Eu não tive saída. Tive que me apropriar de minha ideia e sacramentá-la em mim, reafirmando que eu poderia ser, não o melhor, mas tolerante e compreensivo com o desejo do meu amigo, embora, lá no fundo, ele pensasse que eu seria um fraco e que a sua ideia fosse absoluta. Eu tentei, juro!

No final de tudo não admiti o pensamento do tal amigo, porque se o fizesse, estaria dizendo que a fraqueza teria me motivado. E, se fosse? O importante é que momentos como este, junto aos amigos, são muito reveladores e surpreendentes, ainda mais, servidos de tão santa bebida: a cerveja. Pude crer que ideias podem ser reformuladas, pessoas, modificadas, podendo fazer uma simples ou complexa escolha, certa ou errada, sem jamais ter sido fraco.

Eduardo Emer. 2010.


Nenhum comentário:

Postar um comentário